sábado, 31 de março de 2012

CATARATAS DO NIÁGARA







     Dizem que as Cataratas do Niágara têm uma atração hipnótica que faz algumas pessoas terem uma compulsão incontrolável de pular e se juntar àquelas águas poderosas e turbulentas. Os policiais dizem que resgatam uma média de 20 pessoas por ano que escolhem as Cataratas do Niágara como o lugar para acabar com suas vidas. Mas há aqueles que decidem descer as Cataratas em nome da aventura e não do suicídio.
      As Cataratas do Niágara ficam no Rio Niágara, entre o Canadá e Nova York. As águas vindas de quatro dos Grandes Lagos vão para o Rio Niágara e escoam para o Grande Lago, o Lago Ontário. Apesar da localização original das Cataratas do Niágara ser atualmente em Lewiston, Nova York, ela tem se deslocado em direção sul para a sua localização atual devido à erosão. As Cataratas diminuem aproximadamente 122 a 152 cm por ano.
Foto cedida NARA

As Cataratas do Niágara não são uma queda d'água, mas sim três. O Rio Niágara vem do Lago Erie e é dividido pela Ilha Goat. Ali, parte dela flui para as Cataratas Canadenses, que têm formato de ferradura (chamadas de Cataratas da Ferradura) e o restante flui para as Cataratas Americanas. Nas Cataratas Americanas o rio também é dividido por uma segunda pequena ilha, a Ilha Luna, criando a terceira (e menor) catarata, conhecida como Véu de Noiva.


Cataratas Canadenses (de Ferradura)

Descendo as quedas

Imagine a velocidade que você atingiria após atravessar as correntezas do Rio Niágara e então mergulhar nas Cataratas. Agora imagine a força de 2.271.247 litros de água por segundo caindo em cima de você, isso sem falar nas pedras contra as quais você se debate sob toda aquela água. As descrições das pessoas que já passaram por essa experiência dão uma noção do absoluto terror que é isso: "é como saltar em queda livre sem pára-quedas". Mas, é claro que o problema não é a queda e sim a "aterrisagem".
Perigo


Em primeiro lugar, tem o perigo que você enfrenta dentro do próprio barril (se você usar um). Quando você ultrapassa os 50 metros das Cataratas de Ferradura, ainda há mais 55 metros até o lago Maid of the Mist. As forças que podem fazer você se debater dentro do barril são muito fortes e o risco de contusões devido à aceleração e desaceleração da correnteza é extremamente alto.
Também há o perigo de bater nas pedras e ter o barril destruído. Se isto acontecer, você não terá proteção e poderá se afogar ou se debater nas pedras até morrer, tendo o perigo de ser "sugado" para trás da cortina de água e ficar sem ar antes de ser resgatado.
É claro que existem outros perigos e muitos dependem do tipo de embarcação que você está usando.
Abaixo algumas fotos aéreas das cataratas:
Cataratas do Niágara (Vista Aérea)

Cataratas do Niágara (Vista Aérea)

Cataratas do Niágara (Vista Aérea)

Cataratas do Niágara (Vista Aérea)

Cataratas do Niágara (Vista Aérea)
Fonte: viagem.hsw.uol.com.br / www.mdig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário