quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO CANADÁ


A versão oficial é a seguinte:

Em 1535, dois jovens índios contaram ao explorador francês Jacques Cartier sobre uma rota para "kanata." Eles estavam se referindo a vila de Stadacona; "kanata" foi simplesmente o Huron-Iroquois nome para "vila" ou "acampamento". Mas por querer outro nome, Cartier usou "Canada" para se referir não apenas a Stadacona (onde atualmente é Quebec City), mas também à área inteira que estava sob seu comando, Donnacona.

Rapidamente, exploradores e negociadores de pele ampliaram o território para o Oeste e para o Sul e a área chamada Canada continuava a crescer. No início dos anos 1700s, o nome se referia a todas as terras onde agora é o meio Meio-Leste e tão longe quanto onde hoje é Louisiana.

O primeiro uso oficial do nome "Canada" veio em 1791, quando a Provincia de Quebec foi dividida em colônias do Superior e Inferior Canada. Em 1841, os dois Canadas foram unidos novamente em um só nome, a Provincia do Canada. No tempo da Confederação, o novo País assumiu o nome de Canada.


Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colônias Britânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias. Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.
O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II (Isabel II) como chefe de Estado - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — sendo o governo dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente (2011) por Stephen Harper. É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/http://lailacomigo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário